Buscar

Blue and Orange! A fórmula "mágica" de Hollywood?

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Antes de ler este artigo, já vamos avisando, depois que entender este conceito, você verá esta combinação em todos os lugares!!!

Ela te seguirá por ai, te assombrando! (Risos)


Poucas pessoas sabem e talvez você ainda não tenha percebido, uma tendência de "color grading" que vem dominando o mundo cinematográfico nos últimos 15 ou 20 anos, este conceito é conhecido como "Blue and Orange Contrast", "Blue and Orange Pallete" ou simplesmente "Blue and Orange".



Tudo é Azul e laranja !

Pra começar a entender, precisamos saber um pouco mais sobre a teoria básica das "cores complementares". "As cores complementares são as cores que se encontram no "círculo cromático" em posições exatamente opostas."

Repare a posição das cores Azul e Laranja no Disco Cromático acima.

Quando duas cores em posições totalmente opostas no disco cromático são contrastadas, geram uma perfeita "harmonia de contraste".

Funciona mais ou menos como aquele ditado, "os opostos se atraem".



Origens do conceito "Blue and Orange".

Agora vamos falar um pouco sobre uma vertente desta teoria; mais especificamente da técnica de iluminação e color grading, conhecida como "Blue and Orange".


Alguns especialistas acreditam que este conceito já existia antigamente e não era diretamente ligado ao Disco Cromático, e sim por outras linguagens culturais e cinematográficas; por exemplo:

As tonalidades de laranja e azul, estão fortemente associadas a conceitos opostos, como o fogo e gelo, terra e céu, terra e mar, manhã e tarde, quente e frio, analógico e digital, antigo e futurista etc.


Mas independentemente de ter tido suas origens na natureza, no teatro ou no disco cromático, O Blue and Orange está aí, para o bem ou para o mau, colorindo seus filmes e colorindo sua vida.


Veja alguns exemplos da série Breaking bad. (Navegue através das setas "< >“)

Pelo que vimos, em Breaking Bad, o diretor de fotografia usou o "blue and orange" até na cena da meta anfetamina.



Blue and Orange nos Filmes e Séries.


Se tem uma coisa que nunca irá faltar nos filmes e séries são "pessoas";

A pele humana varia do amarelo, rosado claro ao marrom escuro, ou seja, todos em tons de laranja, e se a cor que melhor contrasta com o laranja é o azul, porque

não uni-las?


Não são todas as cenas, em todos os filmes.

Alguns filmes, e alguns cineastas, tendem a novos esquemas de cores.

Mas o resto tende para o laranja e o azul.



Veja estas Cenas do Filme "Mad Max - A estrada da fúria"


O esquema de cores, também conhecido como “laranja e verde-azulado” ou “âmbar e verde-azulado” é o flagelo dos críticos de cinema - um dos quais chama esta era do cinema de “era das trevas”.


E pra quem acha que só diretor internacional utiliza este conceito, veja a seguir cenas do filme "Exterminadores do Além"; o diretor Fabio Bittar, limitou sua paleta de cores no conceito "Blue and Orange".




E por falar em "Exterminador", pra fechar, vamos de "Exterminador do Futuro 2" com um "Blue e Orange" Clássico de 1991. "Hasta la vista baby...."


Enfim... agora que você já sacou um pouco deste conceito, comenta aí qual sua opinião sobre esta técnica; você já conhecia? Você gosta? O que acha sobre as limitações das paletas de cores?


Para ficar por dentro de mais dicas como esta, se inscreva no nosso newsletter.

Após a inscrição, confirme no botão "cadastrar".


Bônus: Faça agora mesmo suas paletas de cores online, teste combinações em um disco cromático virtual! É muito fácil de usar! Para acessar clique AQUI

Fontes:

https://priceonomics.com/why-every-movie-looks-sort-of-orange-and-blue/

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/OrangeBlueContrast


196 visualizações0 comentário